top of page

#3 Travel Diaries: New York City

Hello loves!

The travel diaries continues...

No segundo da série acerca da viagem a Nova Iorque partilhei a minha bucket list, podem vê-la aqui.

Como falei nesse mesmo post o tema desta é acerca do estilo de vida americano. So, lets begin...

All photos taken by me

American Dreaming

Claro que sendo outro país, outro continente, é de esperar que a sua realidade seja diferente da nossa. Nós portugueses, como europeus em especial, temos uma realidade completamente diferente dos americanos. Quando falo de realidade refiro-me à forma como vemos a vida e as prioridades que damos durante ela. Somos um país mais antigo, logo temos mais história e talvez por isso, mais cultura - no sentido mais tradicional da coisa. Não quero de todo desprezar a cultura americana e o seu estilo de vida. Se funciona para eles, isso é o importante. Mas viajar é precisamente isso: conhecer novas culturas, novos costumes - não significa que temos de os adoptar. Aliás, se fossemos todos iguais onde estaria a magia de abraçar e conhecer novas tradições e costumes?

Lembro-me de há seis anos atrás, no final do secundário, a turma fazer um vídeo de onde cada um se via passado cinco anos (2018) - algo muito americano, é verdade. As minhas expectativas foram extremamente otimistas, onde eu me imaginava em Nova Iorque e a trabalhar na Vogue magazine - a girl can dream! Ora bem, a coisa não é bem assim... De facto, a licenciatura correspondeu mas ainda foi acrescentado o mestrado, o que significa que, de facto, estou a trabalhar para os meus objetivos :) Contudo, apesar de não estar a viver em Nova Iorque e passado exatamente cinco anos do tal vídeo visitei pela primeira vez a Big Apple, portanto tudo o que posso dizer é que o futuro é promissor e que as minhas expectativas foram alcançadas dentro das possibilidades. O que se pode pedir mais?

A verdade é que depois desta visita eu percebi que não conseguiria viver na América, ou pelo menos em Nova Iorque, que é a única cidade americana que visitei até à data. Isto porque a maior parte dos americanos, sem querer aqui criar generalizações, são muito capitalistas - podem não ter muito dinheiro mas a prioridade é ter um iPhone e os AirPods. O que me causou bastante confusão... É uma ideia que não consigo habituar-me, dar prioridade a bens materiais ao invés de bens de bens de primeira necessidade. Nova Iorque é uma cidade muito pobre, nem todos são ricos e vivem numa penthouses na 5th Avenue ou num grande loft em Tribeca - esses são um número muito reduzido - mas o American Dream que todos, ou a grande parte, procura não é assim tão fácil como parece nos filmes de Hollywood.

A competição na vida - mostrar o que temos porque se não está nas redes sociais não existe ou não aconteceu - e a competição no mundo de trabalho alcança um nível altíssimo e isso não é para mim.

Depois de perceber tudo isto consigo, finalmente, encontrar algumas razões para compreender porque é que alguns americanos decidiram votar e apoiar o Donald Trump.

Resumindo aqui a ideia: sim, Nova Iorque é uma cidade incrível e a América tem muito para oferecer, porém, não é um país com o qual eu me identifique com os seus ideais ao ponto de fazer as malas e mudar-me para lá. Mas isto sou eu, todos temos visões e opiniões diferentes e isso é incrível. A magia da multiculturalidade é sermos todos diferentes e aceitarmos essas mesmas diferenças.

Portanto América, eu voltarei mas apenas como turista, okay? ❤️

No próximo post vou partilhar com vocês algumas dicas para quando forem visitar a cidade. Alguma coisa em específico que gostavam de saber?

Lots of Love

Pati

Comments


bottom of page